MAI  2017
 

 

Osesp anuncia a norte-americana Marin Alsop como nova regente titular


No dia 12 de fevereiro, Marin Alsop foi anunciada como nova regente titular da Osesp. A regente norte-americana foi apresentada em coletiva de imprensa na Sala São Paulo.

Fernando Henrique Cardoso, presidente do Conselho da Fundação Osesp, declarou aos jornalistas não ter tido dificuldade em convidar Marin Alsop para ser regente da Orquestra: “Ela se mostrou desde o início altamente motivada." A regente disse ter ficado impressionada com a qualidade e o comprometimento dos músicos da Osesp na temporada passada, quando veio ao Brasil em setembro para reger a Sinfonia nº 7 de Mahler. E confessou: "Meu desejo é transformar a Orquestra na melhor do mundo. Esse é meu objetivo sempre." 

Marin Alsop assume a regência titular para um período inicial de cinco anos à frente da Orquestra. Marin deve reger pelo menos dez programas diferentes a cada ano (mais de 30 concertos). Ela também fará turnês, gravará com a Orquestra, estará envolvida em atividades educativas e comandará a maior parte dos concertos gratuitos e populares da Osesp.

Marin Alsop está à frente da Sinfônica de Baltimore desde setembro de 2007, onde tem realizado trabalho notável, com melhora significativa de público, financiamento, gravações e atividades educacionais. A regente acumulará as funções à frente da Baltimore e da Osesp.

Primeira mulher a dirigir uma grande orquestra americana, Marin é uma regente de forte personalidade, expressiva nos gestos e que gosta de variar detalhes do andamento de uma apresentação para outra. Conhecida por sua defesa da música contemporânea, Marin deve reger não apenas clássicos como Mozart, Tchaikovsky e Mahler, mas também música de compositores vivos, como Magnus Lindberg, Jennifer Higdon e John Adams.

Marin destaca-se ainda pelo engajamento em atividades educativas e de inclusão social. A forma original com que atua nessa área foi comprovada recentemente em projetos como “Too Hot to Handel”, versão gospel do Messias de Handel, cantada por crianças e adolescentes no Carnegie Hall, e a Missa de Bernstein, no Royal Festival Hall, por adolescentes de escolas londrinas.

Também a partir de 2012, o maestro brasileiro Celso Antunes será o novo regente associado da Osesp e regerá pelo menos seis apresentações com a Orquestra e um programa com o Coro da Osesp por ano. “É uma grande honra associar-me aos meus amigos da Osesp, uma grande orquestra, de reputação crescente ao redor do mundo”, diz. “Não vejo a hora de enfrentar os desafios musicais que temos à frente, que envolvem aspectos muito variados: repertório brasileiro, repertório tradicional e música coral – de fato, uma mistura maravilhosa”. Um dos mais renomados regentes corais da atualidade, Celso Antunes terá particular proximidade com o Coro da Osesp.

 Yan Pascal Tortelier, regente titular da Osesp de 2009 a 2011, continua sua trajetória ao lado da Osesp nas temporadas de 2012 e 2013 como regente convidado de honra e comandará um mínimo de seis a oito apresentações por temporada. Como titular, fez memoráveis concertos na Sala São Paulo, em espetáculos ao ar livre e uma bem sucedida turnê europeia. Ainda no comando da Osesp, em 2011, fará cinco programas na Temporada, a turnê brasileira e lançará seu primeiro CD gravado com a Orquestra, todo dedicado a obras de Florent Schmitt, e declara: “Estou profundamente emocionado com o resultado da nossa parceria, na qual eu acredito desde o início. Nos últimos tempos, pude sentir o reconhecimento, a amizade, o afeto e o estímulo de todos. Isto é, de fato, o mais gratificante”.

A notícia sobre a nova regente principal da Osesp foi divulgada também na mídia internacional. Leia aqui a matéria publicada no site da revista inglesa Gramophone.

Assista no Podcast Osesp aos vídeos com depoimentos de Marin Alsop e de Arthur Nestrovski, diretor artístico da Osesp, e a coletiva de imprensa realizada no dia 12 de fevereiro para apresentar a nova regente principal da Orquestra.


––––––––––––
Osesp inicia venda de ingressos avulsos

A partir do dia 14 de fevereiro, na Bilheteria da Sala São Paulo e através da Ingresso Rápido

––––––––––––
Apoie os projetos da Osesp

Empresas e pessoas físicas podem contribuir com as diversas atividades planejadas para 2011

––––––––––––
Sob regência de Isaac Karabtchevsky, Osesp apresenta sinfonias de Villa-Lobos por R$ 15

Concerto marca o retorno da Orquestra à Sala São Paulo após o recesso

––––––––––––
Osesp vende séries personalizadas pela Ingresso Rápido

Ao criar sua série, você paga 85% do valor dos ingressos avulsos, garante os lugares nos concertos escolhidos e recebe os ingressos no endereço cadastrado

––––––––––––
11.353 assinaturas vendidas para a Temporada 2011

Houve um aumento de 4,5% em relação à temporada passada

––––––––––––
Inscrições abertas para coros Infantil e Juvenil

Não é necessário experiência para participar do processo seletivo

––––––––––––
Mediateca da Osesp aberta ao público a partir de março

Acervo conta com livros, partituras e gravações, entre outros materiais

––––––––––––
Descubra a Orquestra na Sala São Paulo abre inscrições para o primeiro semestre de 2011

O programa educacional atendeu 77.608 alunos no ano passado, a maioria pertencente à rede pública de ensino

––––––––––––
Osesp inicia gravações do ciclo Villa-Lobos na próxima semana

Sob regência de Isaac Karabtchevsky, a Orquestra interpretará as sinfonias n° 6 e 7

––––––––––––
Ex-alunos da Academia de Música destacam-se no Brasil e no exterior

Jovens continuam os estudos em grandes conservatórios do mundo e atuam profissionalmente na Osesp e em outras grandes orquestras

––––––––––––
Novas formas de pagamento para o estacionamento da Sala São Paulo

Caixas e sistema Sem Parar/Via Fácil aumentam a praticidade do serviço

––––––––––––
Programe-se

Concertos e eventos do próximo mês



PARA SABER MAIS SOBRE A OSESP ACESSE:
www.osesp.art.br
Tel.: 55 (11) 3367.9500


Indique alguém para receber esta Newsletter, clique aqui.